quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Washington faz dois, Flu volta a vencer e segura a liderança

Depois de três partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro - empates contra Palmeiras e São Paulo e derrota para o Guarani - o Fluminense jogou bem e derrotou o Ceará por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Engenhão, para garantir a liderança da competição por mais uma rodada. Washington confirmou sua boa fase e marcou duas vezes, enquanto Mariano abriu o placar. Geraldo descontou para os visitantes.


Com o resultado, a equipe das Laranjeiras chegou a 41 pontos e abriu três de vantagem sobre o Corinthians - que tem uma partida a menos e empatou por 1 a 1 com o Atlético-PR, na Arena da Baixada, também nesta quarta. Já o Ceará, que frequentou o G-4 durante boa parte do torneio, parou nos 25 pontos e se manteve na zona intermediária da tabela.

Sem o atacante Emerson, lesionado, o técnico Muricy Ramalho escalou o time da casa no esquema 3-6-1. Gum, André Luís e Leandro Euzébio voltaram a formar o trio de zagueiros, liberando os alas Mariano e Júlio César para atacar; na frente, Washington jogou isolado, mas recebeu apoio constante de Deco e Conca.

A estratégia deu certo no início e o Fluminense pressionou o Ceará no campo de defesa até abrir o placar, aos 6min. Mariano fez o cruzamento da direita, a bola passou por Washington na área e morreu no fundo das redes do goleiro Michel Alves, que pulou tarde demais.

A equipe tricolor seguiu mandando na partida, apostando na descida constante dos alas e na movimentação de Deco e Conca no meio. Aos 22min, Conca recebeu na intermediária e deu passe preciso nas costas da defesa cearense para Washington, que tocou com categoria na saída do goleiro para ampliar a vantagem.

O terceiro gol demorou apenas oito minutos para acontecer, de novo com Washington. Conca carregou a bola em jogada individual desde o meio até a área e tocou para trás; a bola passou por Fernando Bob e encontrou o camisa 9 do Fluminense, que bateu com firmeza para marcar pela segunda vez no jogo.

Os 3 a 0 no placar quase aumentaram aos 32min, quando Mariano recebeu belo passe de Leandro Euzébio e saiu na cara de Michel Alves, mas finalizou mal, por cima do travessão. O Ceará só foi ameaçar aos 38min, em chute de longe de Kempes que exigiu boa defesa de Fernando Henrique.

Mário Sérgio tentou melhorar o Ceará com a entrada do ala direito Oziel no intervalo, deslocando Camilo para sua posição original de meia ofensivo. Porém, o time nordestino continuou errando passes em excesso, pouco incomodando a defesa carioca. Aos 6min, Júlio César pegou sobra de jogada na área e chutou de primeira, mas a bola subiu demais.

Superior, o Fluminense pecava pelo preciosismo na hora de definir. Aos 18min, Conca recebeu bola de frente para o gol, mas tentou driblar Michel Alves e acabou travado; na sequência, a tentativa de cruzamento do argentino foi bem bloqueada pelo goleiro.

Os visitantes responderam no lance seguinte, em cabeçada perigosa de Kempes que quicou no chão e passou por cima da meta de Fernando Henrique. Aos 26min, novo susto para o camisa 1, que fez ótima defesa após desvio de Magno Alves.

Quando a equipe tricolor já começava a diminuir o ritmo, Muricy colocou Marquinho e Carlinhos nos
lugares de Fernando Bob e Júlio César. Aos 27min, a dupla quase ampliou o placar: Marquinho deu ótimo passe para a entrada de Carlinhos na área, mas o chute do lateral passou à frente do gol. Na sequência do lance, Conca tentou encobrir Michel Alves e mandou para fora.

O Ceará partiu para o ataque nos minutos finais e chegou a pressionar o Fluminense, que se acomodou na partida. Aos 36min, Kempes fez jogada pelo meio e chutou forte para outra boa defesa de Fernando Henrique. Três minutos depois, Washington desviou contra o próprio gol após cobrança de escanteio e Marquinho salvou em cima da linha.

O ímpeto do time alvinegro foi recompensado aos 44min, quando Geraldo escapou pela direita e tocou por baixo do goleiro tricolor para fazer o gol de honra. Porém, já era tarde demais para uma reação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário