quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Volante sai da prisão em busca de nova chance no futebol

Após permanecer detido por oito anos cumprindo pena por um crime, ocorrido na cidade paulista de Iracemápolis, o volante Chicão, ex-Botafogo-SP, saiu da prisão e espera ter uma nova chance na sociedade através do futebol.


Em 2001, o jogador foi um dos destaques na campanha do time botafoguense, quando a equipe de Ribeirão Preto foi vice-campeã paulista depois de perder a final para o Corinthians.

Elogiado na época por Vanderlei Luxemburgo, o atleta teve seu nome cotado para jogar no próprio time corintiano, mas ao contrário de seguir o mesmo caminho do goleiro Doni, do meia-atacante Leandro, do atacante Robert e do lateral Jadílson, seus ex-companheiros de clube, o volante acabou na prisão sob acusação de coautoria em um homicídio.

No último dia 25 de agosto, Chicão ganhou a liberdade condicional e foi ao Botafogo pedir uma nova chance. "Eu me arrependo pelo que fiz e já paguei. O que eu quero agora é recomeçar a minha vida e voltar a fazer o que eu mais gosto", disse o volante, hoje com 31 anos.

Nos últimos oito anos, Chicão cumpriu pena no Centro de Ressocialização de Limeira. Depois, foi transferido para o Centro de Detenção Provisória de Piracicaba e seguiu para o presídio de Guareí, antes de ser transferido para Hortolândia, onde cumpriu parte da pena de 16 anos em regime semiaberto. No cárcere, o jogador procurou se cuidar e sempre alimentou o sonho de voltar ao futebol.

"Na prisão eu jogava muito futebol de salão. Fui logo formando o meu time com os melhores e o tempo todo sonhei com um recomeço profissional", disse o jogador, agora convertido pela igreja evangélica.

"Quem nunca errou que atire a primeira pedra. Eu errei, paguei o meu preço e me arrependo muito. Mas estes anos me transformaram e acho que mereço uma nova chance", disse.

Sobre o crime, Chicão não gosta de falar. Perguntado se já se sentia perdoado pela família da vítima, ele afirmou que o tempo lhe trouxe o perdão.

"Acho que me perdoaram. Encontrei Deus e sei que as pessoas me perdoaram. Errei e quero recomeçar minha vida e jogar futebol até quando der", afirmou.

O Botafogo-SP foi desclassificado da Série D e agora só volta a jogar no Campeonato Paulista. O clube prometeu abrir espaço ao jogador caso ele não consiga um time até lá.

Quem é ele: José João de Jesus, conhecido como Chicão

Posição: volante

Peso: 80kg

Altura: 1,68m

Nascimento: Tobias Barreto/SE, em 17/2/1979

Clubes: Confiança-SE, XV de Piracicaba, Guarani, Flamengo-SP, Botafogo-SP e Inter de Limeira.

Relembre o caso - Pelo inquérito policial, em 26 de julho de 2002, Chicão teria levado a namorada em casa, no Jardim Lázaro Honório, em Iracemápolis, por volta das 22h. Quando aproximou-se de um grupo de rapazes, teria acionado o farol alto do carro, o que gerou um gesto de desaprovação de Jefferson, um desafeto.

Chicão, então, foi a Limeira encontrar Robson Luiz de Andrade, o Pulga. Ele teria convencido Pulga a matar o rapaz que o ofendera minutos antes. Tal versão foi dada pelo atirador, Pulga, reconhecido por testemunhas.

Pela versão de Chicão, ele foi a Limeira buscar Pulga para levá-lo a um show. Mas retornou ao local onde a vítima estava para buscar a namorada. Ele diz que não sabia que Pulga estava armado, e que não socorreu a vítima por temer ser baleado pelo criminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário