sábado, 4 de setembro de 2010

Quando está em campo, Neymar é alvo de 21% das faltas sofridas pelo Santos FC em 2010

Com 32 gols na temporada 2010, o atacante do Santos Futebol Clube, Neymar tornou-se o principal alvo das defesas adversárias. Considerando os jogos em que o atacante atuou neste ano, a Jóia da Vila foi alvo das 165 das 794 faltas sofridas pelo time, o que representa 21%. Além disso, levantamento feito pelo próprio clube mostra que, no total, a equipe do Peixe já sofreu 1007 faltas na atual temporada.


Durante a campanha do título Paulista, Neymar, que foi eleito o melhor jogador do torneio, sofreu ainda mais com a marcação dos oponentes. Nos jogos em que atuou pelo Estadual, ele foi alvo de 81 das 330 das faltas recebidas pelo Peixe, o equivalente a 25%. No Brasileirão, a história não tem sido diferente. Até a 17ª rodada, enquanto esteve em campo, o atacante recebeu 53 das 258 infrações cometidas pelos adversários, o que representa 21%.

Para diminuir o impacto das faltas que recebe, Neymar executa uma programação de treinamento especial. O atacante realiza um trabalho individualizado para aumentar a massa muscular, o que ajuda manter o equilíbrio nos momentos de choque com os adversários. Após os jogos, as dores causadas pelas pancadas são diminuídas com sessões de fisioterapia.

“Desde que chegou ao time profissional, o Neymar cumpre uma programação individualizada para aumentar o volume muscular. Isto é fundamental para suportar o impacto do contato com os adversários. Além disso, depois dos jogos, fazemos sessões de gelo e massagem para diminuir as dores causadas pelas pancadas. Isso já virou uma rotina, no caso dele”, disse Avelino Buongermino, fisioterapeutas do Peixe.

O gerente de futebol do Santos FC, Paulo Jamelli, que foi ídolo do ataque santista nos anos 90, lembra que também era alvo constante das faltas adversárias. Ele considera que, para qualquer atacante, é um desafio manter o equilíbrio emocional durante uma partida com marcação mais dura.

“Não é fácil manter a estabilidade emocional, quando os adversários interrompem várias vezes suas jogadas com lances violentos. Neste aspecto, acredito que o Neymar tem se saído bem, tratando-se do jogador que mais recebe faltas em nosso time”, disse Jamelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário