quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Santos quer reconhecimento de Recopa como 3º Mundial

Após ser reconhecido oficialmente como octacampeão brasileiro, o Santos sonha mais alto. O próximo alvo pode ser a Recopa Intercontinental de 1968, torneio vencido pelo clube paulista e disputado apenas pelos até então campeões intercontinentais. O sonho seria considerar o troféu como um título mundial, o que faria com que o clube brigasse pelo tetra em 2011.
 
"A próxima meta agora é a Recopa. A nossas relações com a CBF são as melhores possíveis e podemos chegar à Fifa pela CBF, mas não quero também abusar depois de ter tido esse reconhecimento do Brasileiro após 39 anos. O presidente disse que pela primeira vez alguém protocolou isso. Agora vamos dar um tempo e depois entramos na briga", afirmou o presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro.
 
Na ocasião, disputaram a competição Santos, Peñarol-URU, Racing-ARG e Inter de Milão-ITA, que entrou no lugar do desistente Real Madrid. Campeão da etapa sul-americana do torneio, o time brasileiro ganhou o direito de disputar o título contra a equipe italiana, vencedora da Copa Intercontinental em 1964 e 65, e não decepcionou. Venceu por 1 a 0, no San Siro, em Milão, com gol de Toninho Guerreiro, e levou o caneco - o clube milanês desistiu do embate de volta..
 
O campeonato chegou a ser disputado novamente no ano seguinte, e o Peñarol foi o clube que ergueu o troféu após derrotar o Racing na final. Curiosamente, todas as equipes europeias (Inter de Milão, Milan e Real Madrid), optaram por não disputar o torneio, o que ocasionou uma final exclusivamente sul-americana. O Santos, que lutava pelo bi, ficou em último lugar (quarto, enquanto o Estudiantes foi o terceiro).
 
Caso o Santos de fato entre na briga pelo reconhecimento do troféu por parte da Fifa, o clube lutará pelo quarto título mundial em 2010 e pela quarta conquista continental. Isso, porque caso queira a validade dos títulos das Recopas de 1968, o clube pode requerer que tanto o torneio sul-americano quanto o intercontinental tenham validade oficializada.
 
"Na verdade, queremos ganhar no campo para que não haja discussões, não queremos ganhar no tapetão. Mas ganhamos no campo mesmo. Pleiteamos o reconhecimento de uma vitória no campo e como estamos na eminência de disputar uma Libertadores, montando um elenco para disputá-la, espero ganhar a quarta estrela", acrescentou o mandatário santista.

Na última quarta-feira, a CBF homologou as conquistas das Taças Brasil e dos Torneios Roberto Gomes Pedrosa como legítimos triunfos nacionais e igualou as competições ao Campeonato Brasileiro. O caso deixou o Santos com oito títulos e maior detentor de troféus ao lado do Palmeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário